A Ler
Josef Hoflehner… em destaque

Josef Hoflehner… em destaque

Josef Hoflehner nasceu em 1955 em Wels, na Áustria, país das estonteantes paisagens montanhosas e dos tão instagramáveis lagos. Aos 20 anos, e já na África do Sul, abandonou o emprego “das 9 às 5” que tinha em Joanesburgo e iniciou uma viagem por aquele país enquanto ia experimentando e a sua recém-adquirida câmera.

Gosto de espaços vazios“, afirma recorrentemente Josef Hoflehner, de alguma forma justificando o facto de não ver no seu país de origem um assunto preferencial para as suas obras. “Gosto de misturar ou mudar o meu estilo com frequência e fazer experiências com foco e tempo. De alguma forma, são as paisagens aparentemente mais desoladores que têm maior impacto em mim.

Family Affair, Japan, 2009 da série "Orient-Extreme"
Dyrholaey, Iceland, 2006 da série "Iceland"
Powerlines during Blizzard, Iceland, 2006 da série Iceland

Nada é orquestrado! Hoflehner gosta de esperar pelo momento certo e recorre muitas vezes às longas-exposições. É sobretudo reconhecido pelo facto de transformar uma paisagem simples e aparentemente desinteressante, numa obra de arte capaz de renovar a imagem que temos de cenários demasiado conhecidos e reconhecíveis para “serem” extraordinários.

Eat, Mojave Desert, California, 2013, da série Roadside America
Orange Buoys, Japan, 2012 da série "Patiente"
Fragile Hut, Vietnam, 2007 da série "Orient-Extreme"

Hoflehner ficou sobretudo famoso pela série “Jet Airliner” realizada entre 2009 e 2011 em St. Maarten, e pela série “Frozen History” ( 2002-2003), que documenta os centenários abrigos dos pioneiros polares Scott e Shackleton, congelados no tempo, na Ilha Ross, na Antártida. Há contudo muito mais na obra de Hoflehner, e reduzir os seus interesses a duas séries, seria absurdamente redutor.

Ver Também


Jet Airliner #31, St. Maarten, 2010 da série "Jetliner"
Jet Airliner #61, St. Maarten, 2011 da série "Jetliner"

Hoflehner é hoje representado pelas principais galerias de arte, e as suas impressões podem ser encontradas num número crescente de colecções públicas, privadas e corporativas, um pouco por todo o mundo.

Possui mais de 50 exposições individuais e foi motivo de destaque no Wall Street Journal, no L.A. Times, no Süddeutsche Zeitung, na Newsweek e no Financial Times. Descubra mais acerca da obra de Josef Hoflehner em josefhoflehner.com.

Monument Valley, Navajo Nation, Utah, 2015, da série Roadside America
Patience, Japan, 2012 da série com o mesmo nome, "Patience"
Seaside Arrows, Japan, 2013 da série "Made in Japan"
Midnight da série "Waiting for the Sun"
Ice Fishing II, Japan, 2012 da série "Made in Japan"
Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

© 2019 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA. ALL RIGHTS RESERVED.

Ir para o topo