A Ler
Todd Antony – Cholitas Escaladoras (Bolívia)

Todd Antony – Cholitas Escaladoras (Bolívia)

@Todd Antony - Cholitas Escaladoras (Bolívia)

Todd Antony, um neo-zelândes a viver em Londres, mas que é na verdade cidadão do mundo, foi tomado de assalto pela paixão da fotografia aos quinze anos por influência de uma Canon EOS 650 que recebeu de presente. Desde esse momento que a fotografia ocupa um lugar de destaque na sua vida.

Trabalhou durante 3 anos como fotógrafo em navios de cruzeiro e talvez até tenha sido essa incursão no deambular pelo mundo que lhe tenha dado a disponibilidade mental para o abraçar de projectos como as Cholita Climbers, uma série documental acerca das mulheres Aymara (Aimará) da Bolívia, que alcançaram o topo do Aconcágua (6952m) em janeiro de 2019. A subida tornou-se histórica muito devido ao facto de terem realizado a tarefa com ventindo as suas roupas tradicionais de cores vibrantes e fazendo usando dos seus xailes tradicionais como forma de transporte de equipamentos, deixando de lado roupa técnica e mochilas de escalada.

O termo “cholita” outrora usado de forma pejorativa relativamente às Aimará, está a ser reclamado como um distintivo de honra e este tipo de acções são uma forma de chamar a atenção do mundo. Há apenas alguns meses, em junho de 2019, Todd Antony passou dez dias em La Paz a documentar as Cholitas Escaladoras e a oferecer ao mundo uma visão refrescante, alegre, mas vincadamente personalizada destas mulheres bolivianas.

Ver Também


Há muito mais para descobrir no site do artista.

Todas as imagens deste post são da autoria de ©Todd Antony

© 2020 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA.

Ir para o topo