A Ler
Leica SL2 – A excelência… ainda outra vez

Leica SL2 – A excelência… ainda outra vez

Bom, parece que a Leica está decididamente disposta a “concorrer” no mercado das full-frame mirrorless! Claro, coloco a palavra “concorrer” devidamente cercada de aspas, porque a etiqueta de preço continua a ser “Leica”, i.e., deverá chegar a 5.995,00 dólares ao mercado norte-americano, o que se traduz em seis mil e picos para Portugal. É uma espécie de lost in translation para bens de consumo. É por isso direccionada para uma clientela e para um segmento de mercado que fez da marca uma referência em determinados patamares de consumo. Isto nem é bom nem é mau… é o que é.

Há cerca de dois meses, mais coisa menos coisa, começámos a ser “picados” por imagens e especificações da nova Leica SL2 e a verdade é que na altura houve até quem afirmasse que seriam notícias demasiado boas para serem reais. Parece que não! A Leica anunciou ontem que a sua SL2 apresenta um sensor de 47.3 megapixels e entrega não apenas isso como também 20fps no obturador electrónico (10fps para o mecânico), vídeo 4K a 60fps, 5K “cortado” a 30fps e 1080p para os 180fps! É, digamos, uma SL (lançada em 2015) com esteróides… muitos e bons!

Há países onde o pre-order está já bastante activo, mas em Portugal ainda não vimos qualquer referência na Leica Store ou mesmo na secção de notícias, que, já agora, não sofreria muito se tivesse um bocadinho mais de movimento. A pressa não tem de ser muita porque a Leica corre numa pista diferente, aliás, até corre numa corrida diferente. Ainda assim, um pouco mais de “sim, estamos aqui ó vulgares mortais” não faria mal a ninguém.

Estamos, inevitavelmente, muito interessados em saber mais acerca daquilo que diz respeito à fotografia e ao produto entregue pela Leica SL2, mas sejamos francos, é na ofensiva ao vídeo que se centra a curiosidade da grande maioria dos observadores. Se a qualidade de imagem fotográfica da Leica SL2 não nos vai espantar, muito por força do registo histórico da marca, já o vídeo é um novo campo de batalha, e é nesse que queremos ver como se movimentará a marca.

É o anunciado “Cine mode” que capta neste momento a nossa atenção. A Leica afirma que este cine mode (modo de cinema) “Transforma a SL2 numa câmera de cinema controlada manualmente” e que esse facto é ”… um  game-changer para os criadores de conteúdo”. Desconheço qual a quantidade de “criadores de conteúdo”  que terão possibilidade de comprar uma Leica SL2, mas talvez seja melhor esperar para ver. Talvez o problema seja a minha definição de “criador de conteúdo”.

Ver Também


Para maiores detalhes acerca da Leica SL2 aconselhamos vivamente a visualização do vídeo acima integrado e lembramos que, oficialmente, as vendas da SL2 estão anunciadas para o próximo dia 21 de novembro. É capaz de não haver grande fila, mas ficam avisados. Sempre aconselhada é a visita à secção “Proofs of performance“, no site global da Leica, para uma avaliação mais “centrada” na realidade e nos resultados efectivos deste “novo” sensor, herdado da SQ2.

ESPECIFICAÇÕES

Tipo: full-frame / mirrorless;
Sensor: 47.3 MP estreado na SQ2 mas modificado para sistemas de lentes intercambiáveis / estabilização de 5-eixos (IBIS) para 5.5 stops / ISO 50-50000 / 14 stops de gama dinâmica;
Processador de imagem: Leica Maestro III;
Obturação: 10 fps (obturador mecânico) / 20fps (obturador electrónico);
Vídeo: 4K a 60fps, 5K (crop) a 30fps, 1080p a 180fps;
Peso: 928g

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado

© 2019 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA. ALL RIGHTS RESERVED.

Ir para o topo