“ARQUIPÉLAGO”, EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE JOÃO FERREIRA
Inauguração: 13 de fevereiro, 2020 às 9:00
Término: 22 de março, 2020 às 17:00
Local: Galeria da Vila Medieval de Ourém
Entrada: livre
Curadoria: —
Informações adicionais: site da C.M. de Ourém

Via site da C.M. de Ourém…
“Numa era cujo ambiente social se caracteriza pela sua enorme mutabilidade, “Arquipélago” mostra-nos pessoas autênticas em contextos reais, numa África insular carente de recursos naturais. O ensaio fotográfico é um mergulho em duas ilhas de um arquipélago que tem nome de país: Cabo Verde.
Realizado entre a Primavera de 2015 e o Inverno de 2017, nas ilhas de São Vicente e Santo Antão, este trabalho apresenta-nos uma visão despida de filtros e ilusões, que demonstra a força da fotografia na documentação de uma realidade de um país jovem, a comemorar quatro décadas de independência. Arquipélago percorre os trilhos de um território com uma identidade única, mistura de amor pela música, pelo futebol e pelo mar, com um olhar poético sobre a humanidade.”
Mais sobre João Ferreira
Via IPCI
“João Ferreira nasceu em Leiria (1976), onde reside e trabalha. A fotografia acompanha-o num percurso paralelo a todas as suas outras actividades, desde a década de noventa. Desde 2008 desenvolve os seus trabalhos com recurso à fotografia digital, utilizando pontualmente processos analógicos.
Entre 2010 e 2011 publica em algumas revistas de automóveis clássicos, em Portugal e França. A partir de 2012 os temas dos seus trabalhos são dedicados essencialmente à fotografia documental humanista, tendo projectos elaborados e publicados em diferentes países. 1.3 Billion é apresentado em 2014 no m|i|mo Museu da Imagem em Movimento em Leiria, como um retrato de uma China contemporânea, percorrendo o país em diversas exposições a solo, incluindo os Açores e no exterior na Corunha, inserido no Outono Fotográfico.
Em 2016 o ensaio Arquipélago, desenvolvido em duas ilhas de Cabo Verde, foi seleccionado pela agência Magnum e pela Canon, para a leitura de portefólios no Visa Pour l’Image em Perpignan, França, foi finalista do Prémio Revelação, dos Encontros da Imagem, Braga e recebeu uma menção honrosa no Tokyo International Photo Awards, Japão.
Em 2017 foi vencedor do Prémio Internacional Fotojornalismo Estação Imagem, na categoria vida quotidiana.”

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.