A Ler
Arquipélago, de João Ferreira

Arquipélago, de João Ferreira

“ARQUIPÉLAGO”, EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE JOÃO FERREIRA

Inauguração: 13 de fevereiro, 2020 às 9:00
Término: 22 de março, 2020 às 17:00

Local: Galeria da Vila Medieval de Ourém
Entrada: livre

Curadoria:
Informações adicionais: site da C.M. de Ourém

Via site da C.M. de Ourém

“Numa era cujo ambiente social se caracteriza pela sua enorme mutabilidade, “Arquipélago” mostra-nos pessoas autênticas em contextos reais, numa África insular carente de recursos naturais. O ensaio fotográfico é um mergulho em duas ilhas de um arquipélago que tem nome de país: Cabo Verde.

Realizado entre a Primavera de 2015 e o Inverno de 2017, nas ilhas de São Vicente e Santo Antão, este trabalho apresenta-nos uma visão despida de filtros e ilusões, que demonstra a força da fotografia na documentação de uma realidade de um país jovem, a comemorar quatro décadas de independência. Arquipélago percorre os trilhos de um território com uma identidade única, mistura de amor pela música, pelo futebol e pelo mar, com um olhar poético sobre a humanidade.”

Mais sobre João Ferreira

Via IPCI

“João Ferreira nasceu em Leiria (1976), onde reside e trabalha. A fotografia acompanha-o num percurso paralelo a todas as suas outras actividades, desde a década de noventa. Desde 2008 desenvolve os seus trabalhos com recurso à fotografia digital, utilizando pontualmente processos analógicos.

Ver Também


Entre 2010 e 2011 publica em algumas revistas de automóveis clássicos, em Portugal e França. A partir de 2012 os temas dos seus trabalhos são dedicados essencialmente à fotografia documental humanista, tendo projectos elaborados e publicados em diferentes países. 1.3 Billion é apresentado em 2014 no m|i|mo Museu da Imagem em Movimento em Leiria, como um retrato de uma China contemporânea, percorrendo o país em diversas exposições a solo, incluindo os Açores e no exterior na Corunha, inserido no Outono Fotográfico.

Em 2016 o ensaio Arquipélago, desenvolvido em duas ilhas de Cabo Verde, foi seleccionado pela agência Magnum e pela Canon, para a leitura de portefólios no Visa Pour l’Image em Perpignan, França, foi finalista do Prémio Revelação, dos Encontros da Imagem, Braga e recebeu uma menção honrosa no Tokyo International Photo Awards, Japão.

Em 2017 foi vencedor do Prémio Internacional Fotojornalismo Estação Imagem, na categoria vida quotidiana.”

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

© 2020 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA.

Ir para o topo