“Engrácia, a Santa Passageira”
de João Tuna, Luísa Ferreira, Luís Pavão, Rosa Reis, Susana Paiva
Inauguração: 17 de setembro, 2020
Término: 20 de setembro de 2020
Local: Museu da Água, R. Alviela 12 (Zona C), 1170-012 Lisboa, 1170-012 Lisboa
Entrada: livre
Curadoria: Henrique Costa Santos
Montagem: Luis Aniceto
Informações adicionais: no site do festival TODOS
Horários: dia 17 (qui) • 19h00 às 21h00 | 18 (sex) e 19 (sáb) • 12h30 às 21h00 | 20 (dom) • 12h30 às 17h00

Via site do Festival TODOS…
Engrácia nasceu em Bracara Augusta (Braga), no séc. III. Rumava a França para se casar, mas foi em Saragoça, a meio da viagem, que, chocada com as atrocidades do governador romano na região, resolveu fazer-lhe frente. Pela coragem com que o enfrentou, foi-lhe, mais tarde, erguida a Igreja de Santa Engrácia (Panteão Nacional), que deu o nome à Freguesia de Santa Engrácia (hoje englobada na Junta de Freguesia de São Vicente). Ficava, então, para sempre inscrita nas ruas e esquinas do bairro a memória da brava jovem viajante em busca de um mundo mais humano, no fundo padroeira deste universo de pessoas imigrantes, refugiadas, residentes e viajantes que lançam o mote do festival este ano.
No TODOS 2020, exploramos o território da nossa Santa Passageira, lançando o desafio aos fotógrafos João Tuna, Luísa Ferreira, Luís Pavão, Rosa Reis e Susana Paiva, para criarem, a partir dos seus cinco olhares distintos, cinco abordagens ao mosaico humano e urbano do universo TODOS em Santa Engrácia, a passageira do mundo.

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.