A Ler
“She Looks Into Me” de Nuno Moreira

“She Looks Into Me” de Nuno Moreira

"She Looks Into Me" de Nuno Moreira

“She Looks Into Me” de Nuno Moreira – Exposição

Inauguração: 6 dezembro, 2019 (18:30)
Data de abertura:
7 dezembro, 2019 (sáb)
Data de encerramento: 23 fevereiro, 2020 (dom)
Local(is) / Horário: Fundação Dom Luís I – Centro Cultural de Cascais, Avenida Rei Humberto II de Itália, 2750-800 Cascais. Entrada gratuita.

Curadoria:

Sobre a exposição

She Looks into Me é uma série fotográfica concebida à semelhança do teatro. O título do projecto deriva de um poema do surrealista Paul Éluard, poema esse que tem as honras de abertura do livro para a qual a série foi concebida, sugerindo à partida, o carácter imersivo das imagens.

Esta série, encontra-se dividida em três capítulos (Being, Becoming, Unbecoming), e é parte de um estudo visual sobre o conceito de tragédia, explorando através de uma coreografia de sombras e corpos os ciclos da vida e da morte. Partindo de uma abordagem figurativa o autor cria uma sequência de imagens com foco na simplificação da forma e nas nuances contidas em gestos e sombras: aspectos simbólicos representativos da maneira como nos relacionamos.

É o terceiro fotolivro de Nuno Moreira, que conta com as palavras de Adolfo Luxúria Canibal como companhia poética das fotografias integradas no livro. Nuno Moreira é também autor do “Geometries of Silence” que explora brilhantemente a luz do Alentejo. “ZONA”, publicado em 2015, “State of Mind” em 2013 e “Caindo Depressa de Um Sonho” em 2011.

A organização desta exposição é da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus. A exposição estará patente no Centro Cultural de Cascais. O “She Looks Into Me” é uma edição limitada a 200 exemplares, podendo – e devendo – ser adquirido na loja do Centro Cultural de Cascais.

Ver Também

"Trezentos e sessenta e seis", de João Mariano

Descubra mais acerca do autor e da obra em nmphotos.org. Como referência adicional, mas essencial, fica um artigo publicado em meados de fevereiro de 2018 no Fascínio da Fotografia, onde é possível olhar mais de perto o livro e o processo criativo de Nuno Moreira.

© Nuno Moreira // "She Looks Into Me"

Sobre Nuno Moreira

Nuno Moreira nasceu em Lisboa em 1982. Expõe a sua obra regularmente desde 2006, em mostras individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro. Estudou Cinema, especializando-se nas áreas de design editorial, com foco no design e conceção de livros. Os seus últimos trabalhos assumiram a forma de livros de artista, estando presentes em coleções públicas e privadas um pouco por todo o mundo.

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado

© 2019 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA. ALL RIGHTS RESERVED.

Ir para o topo