O Belfast Photo Festival é uma organização sem fins lucrativos que apresenta um dos principais festivais internacionais de fotografia no Reino Unido e o Festival de Artes Visuais da Irlanda do Norte.
Lançado em 2011, este evento fotográfico bienal foi descrito como um dos “dez melhores festivais de fotografia do mundo” (pela Capture Magazine, 2016) e atrai mais de 80 mil visitantes por ano, comemorando algumas das melhores fotografias contemporâneas nacionais e internacionais em 30 museus, galerias e espaços públicos. O festival visa instilar e inspirar o gozo e a participação do público, utilizando o meio artístico mais acessível e trazendo-o para novos públicos de maneiras legais e incomuns.
O programa aborda consistentemente o clima político, social e cultural de Belfast, levantando questões globais e animando-as através de fotografias internacionais de alto calibre. O Festival consiste em exposições, palestras, simpósios, oficinas, exibições, masterclasses, análises de portfólio e passeios.

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.