A Ler
“História da Fotografia” por Luís Mendonça, no IPF

“História da Fotografia” por Luís Mendonça, no IPF

"História da Fotografia" por Luís Mendonça, no IPF

Apresentação do livro “História da Fotografia” por Luís Mendonça, no IPF

Data: 4 de dezembro, 2019 (18:00)
Local: IPF Lisboa – Rua da Ilha Terceira, 31A, 1000-172 Lisboa

O IPF convida todos os interessados a estarem presentes na próxima quarta-feira (4 de Dezembro) pelas 18h nas instalações de Lisboa, para a apresentação do livro “História da Fotografia – Ao Encontro das Imagens”, de Luís Mendonça. Esta publicação conta com o apoio do IPF e será um dos manuais de estudo da disciplina de História da Fotografia.

Sobre o livro | SINOPSE

“Da ideia à técnica e à morte virtual, de Niépce a Jeff Wall, de Zenão de Eleia a Cristiano Ronaldo, da arte rupestre do Homem de Cro-Magnon a The Matrix, a fotografia é convocada para um face-a-face: nós com / contra as imagens. Deste taco-a-taco, o leitor poderá esperançosamente extrair (salvar) uma abarcante e surpreendente História da Fotografia.

Como flashes que iluminam instantes do longo panorama da História, fragmentos de diálogos com fotógrafos, teóricos e alunos servem de entreacto impressivo, pessoal e especulativo sobre fotografias vistas, lidas e entendidas individualmente, no seu tempo próprio: Hippolyte Bayard, Félix Nadar, Jacques-Henri Lartigue, Weegee, Claude Cahun, August Sander, Robert Frank, William Eggleston, Jeff Wall e Jorge Molder.

Cada fotografia provoca um diálogo preparado, ocasional ou sonhado que procura abrir – ao invés de esgotar – o mistério de cada imagem. Os interlocutores têm nome: António Júlio Duarte, Daniel Blaufuks, Fernando Guerreiro, José Bértolo, José Bragança de Miranda, Margarida Medeiros, Maria Filomena Molder, Maria João Madeira e Sérgio Mah.

Ver Também


Face a uma não-fotografia de Weegee, que parece dizer tu és o próximo, falo com os outros.
Que outros?
Todos os meus alunos e nenhum em concreto, do passado, do presente e do futuro.
A eles, este livro.”

Acerca de Luís Mendonça

(Via IPF)

Luís Mendonça lecciona a cadeira de História da Fotografia no IPF. Escreveu artigos e participou em colóquios sobre cinema, fotografia e filosofia da imagem. Publicou em 2017 os livros Fotografia e Cinema Moderno: Os Cineastas Amadores do Pós-guerra (Edições Colibri) e, em co-edição com Carlos Natálio e Ricardo Vieira Lisboa, O Cinema Não Morreu: Crítica e Cinefilia À pala de Walsh (Linha de Sombra). É co-editor e co-fundador do site À pala de Walsh.

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

© 2019 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA. ALL RIGHTS RESERVED.

Ir para o topo