A Ler
Latas na Cidade – Lisboa 2019

Latas na Cidade – Lisboa 2019

Latas na Cidade – Lisboa 2019

Inauguração: 7 de março, 2020 às 17:00
Término: 9 de abril de 2020

Local: Biblioteca de Marvila, Rua António Gedeão, 1950-374 Lisboa
Entrada: livre

Curadoria:
Informações adicionais: Latas na Cidade – Lisboa 2019
Horários:

Via organização

Eu não sou uma lata, sou uma câmara fotográfica! Usa-me!

Um projeto do ateliê Imagerie – Casa de Imagens

Esta é uma atividade que se desenvolve a partir da relação espontânea da comunidade com o território, através da distribuição pela cidade de latas transformadas em câmaras fotográficas estenopeicas (pinhole), com o rótulo: “Eu não sou uma lata, sou uma câmara fotográfica! Usa-me!” e as instruções de utilização.

Esta atividade tem como objetivo a divulgação da fotografia pinhole e do seu significado no contexto da sociedade contemporânea como prática artística.

Ver Também


O interesse na fotografia estenopeica parte da procura de formas de questionar a produção fotográfica contemporânea, da era do imediato, do digital e descartável, e apontar caminhos para uma forma diferente de criação de imagens, que promova uma reflexão mais profunda sobre este meio de expressão, explorando a tangibilidade, a partilha de conhecimento e a proximidade.

O objetivo é criar uma obra coletiva, à escala da cidade, que espelhe a forma como os participantes veem a fotografia e de que forma esta se pode relacionar com o território – do ponto de vista do habitante, que reflete sobre os lugares familiares e sobre os seus hábitos, e também do ponto de vista do visitante, que refletirá sobre um lugar desconhecido.

Além de Lisboa, onde nasceu em abril de 2012, o projeto Latas na Cidade foi desenvolvido em Amarante, Barreiro (2012, 2013, 2014, 2016), Coimbra, Setúbal, Águeda, Parede, Greenfest (Estoril), Arruda dos Vinhos e em Viena, na Áustria.

* A fotografia pinhole (do inglês “furo de alfinete”), ou estenopeica, em português é uma técnica fotográfica sem recurso a lentes, que despoja a câmara de todos os acessórios “supérfluos”, criando imagens com o mínimo de recursos possível – basicamente, é a fotografia na sua essência.

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

© 2020 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA.

Ir para o topo