A Ler
Luís Mateus no Foto VC de 2020

Luís Mateus no Foto VC de 2020

“HARDER BETTER FASTER STRONGER” DE LUÍS MATEUS

Inauguração: 25 de janeiro, 2020 às 16:00
Término:
Horário: Terça a Sábado 10:30 às 12:30 e das 14:30 às 19:00 (Em dias de espetáculo 20h30 às 23h30), Domingo das 15:30 às 19:00

Local: Teatro Municipal de Vila do Conde, Av. Dr. João Canavarro, 4480-719 Vila do Conde

Organização/Apoio: Foto VC 2020
Curadoria: —-

Informações adicionais: Página FB da Câmara Municipal de Vila do Conde / Página FB do Foto VC

Via organização…

“Habituamo-nos a ver os atletas durante as provas, na televisão ou ao vivo em recintos desportivos, onde todo o esforço dos treinos culmina naqueles breves minutos de apresentação. Habituamo-nos a ouvir o hino quando os atletas sobem ao pódio e sentimo-nos orgulhosos. O que não estamos habituados a ver é o quotidiano destes atletas. Quantas horas treinam, como treinam, o que passam para chegar a um nível de alta competição? Como é que os treinadores motivam estes atletas diariamente, mesmo depois de ganharem vários títulos nacionais, europeus ou mesmo mundiais?

Foi com esta premissa que resolvi fazer este trabalho documental no Acro clube da Maia, sem conhecer a fundo a modalidade, mas sabendo que seria um trabalho fotográfico muito interessante e com grande potencial. Durante semanas fui fotografar os treinos, o dia a dia dos atletas de elite da modalidade de ginástica acrobática. Base, volante, quadra, trio, maozotas, foram termos que me habituei a ouvir diariamente e que antes não fazia ideia do que poderiam significar. Fiquei a saber mais sobre o método, o empenho, o rigor, a dedicação e a exigência que colocavam em todos os minutos do treino.

Quis mostrar com “Harder, better, faster, stronger” que para se ser atleta de alta competição é preciso muita disciplina, muitas horas de intenso treino, inúmeras repetições e algum sofrimento. Aprendi que embora sejam bastante jovens, são muito adultos e responsáveis a levar a cabo todos os exercícios que os treinadores lhes exigem. No final penso que a palavra que melhor define este coletivo de atletas e treinadores é FAMÍLIA. Existe entre todos um enorme sentido de amizade, camaradagem, entreajuda e confiança. Seja no ginásio ou no praticável vão continuar a ser mais duros, melhores, mais rápidos e mais fortes.”

Ver Também


Acerca de Luís Mateus

1978 – Nasceu em Coimbra
1999-2000 – Curso profissional de fotografia no IPF
2000-2002 – Trabalhou no estúdio “Levacolor” e “Lupi”
2002-2010 – Trabalhou no estúdio de moda “Cassiano Ferraz”
2006-Até hoje – nasceu a marca “Lounge Fotografia” onde continua a trabalhar

Programa

Inauguração SÁBADO, 25 de Janeiro pelas 16:00 Horas

Conversa – dia 6 de fevereiro, 21h30

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

© 2020 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA.

Ir para o topo