A Ler
Famosos na Fotografia ed.1 – Beatles “Pillow Fight”

Famosos na Fotografia ed.1 – Beatles “Pillow Fight”

Famosos na Fotografia ed.1 - Beatles "Pillow Fight"

Famosos na Fotografia é uma pequeníssima rubrica do EFE em que vamos relembrando o quanto gostamos das fotografias dos famosos. O que, mesmo com tanta admiração, é menos do que os famosos gostam das fotografias de si próprios.

Muito fez a Fotografia pela popularidade e, sobretudo, pela imortalização de figuras que em muitos casos são efectivamente marcos importantes na história da humanidade. Mesmo hoje, em que a maioria das celebridades parece ter adoptado o vídeo como forma preferencial de se auto-promover, a imagem fotográfica não está nem esquecida nem minimizada no seu valor, e o futuro, ou o tempo, assim o provarão.

A “Famosos na Fotografia” não tem autor fixo – como acontece com a maioria das nossas rubricas – e a periodicidade é, como de costume, algo com que nunca nos comprometemos. Vão passando!

Beatles – A Guerra de Almofadas

Famosos na Fotografia ed.1 - Beatles "Pillow Fight"

A famosa “Pillow Fight” é uma imagem, não tão famosa quanto os 4 de Liverpool, mas é certamente uma das mais famosas imagens dos Beatles. Engraçado é que, Harry Benson, o homem por detrás da câmera, nem sequer queria conhecer os Beatles.

Escocês de Glasgow, confessou que tinha planos para cobrir uma notícia em África quando foi apontado para fotografar os 4 músicos em Paris. Via-se como um “jornalista sério” e a primeira reacção foi pouco positiva. Ainda assim, mal os conheceu e teve oportunidade de os ouvir tocar, teve a clara sensação de que “aquela era realmente a história a cobrir”. Os Beatles estavam a dois passos da grandeza e Benson, pela maior das sortes, estava no meio de tudo aquilo.

A fotografia que escolhemos para esta primeira edição, “Pillow Fight” foi criada no magnífico (Four Seasons) Hotel George V, no bairro dos Campos Elíseos do 8º arrondissement da capital francesa, exactamente na noite em que a banda britânica descobriu que “I Want to Hold Your Hand” tinha atingido o 1º lugar dos tops nos EUA. A imagem congela John, Paul, George e Ringo numa espécie de cascata de comportamento infantil e de alegria genuína.

Ver Também


No mês seguinte, Benson acompanhou o Fab Four quando o quarteto voou para Nova York, para a também marcante estreia no The Ed Sullivan Show, ponto que é tido como o início da “grande invasão britânica” ao mercado musical dos EUA. A esta viagem seguiram-se longos anos de colaboração com a banda. Benson perdeu certamente uma boa história em África, mas ganhou um lugar na prateleira do fotógrafos que o tempo imortalizará. A “Pillow Fight”? Apenas o princípio de tudo isso.

Benson fará 90 anos dentro de apenas alguns dias, a 2 de dezembro, e a escolha de uma fotografia sua para a edição de abertura desta rubrica, é tudo menos inocente. Parabéns Sr. Benson!

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado

© 2019 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA. ALL RIGHTS RESERVED.

Ir para o topo