OFICINA DE PROCESSOS ALTERNATIVOS – CIANOTIPIA
Data: 27 de junho das 10:30 às 14:30
Duração: 4 horas
Preço: EUR 40,00 // Máx. de participantes: 4
Local: Imagerie – Casa de Imagens na Rua 2 da Matinha, Lote A, 5 D, 1950-073 LISBOA
Formadores: Imagerie – Casa de Imagens / Magda Fernandes e José Domingos
Informações adicionais: no site da Imagerie

A cianotipia é um processo de impressão fotográfica descoberto por Sir John Herschel em 1842, apenas 3 anos após o anúncio “oficial” da descoberta da fotografia. É feita à base de sais de ferro, que, expostos à radiação ultravioleta, produzem imagens permanentes numa elegante variação de matizes azuis.
Além disso, é um processo muito simples e que permite uma grande variedade de manipulações, tanto no que diz respeito à química como aos suportes utilizados.
A oficina inclui uma introdução histórica e técnica ao processo da cianotipia, a aprendizagem da produção de negativos digitais, a sensibilização dos suportes, exposição à luz UV e revelação.
Materiais (consumíveis e didáticos) incluídos.
Informação Adicional – COVID-19
De forma a cumprir as orientações da Direção Geral da Saúde, e garantir ao máximo a segurança tanto dos participantes, como dos formadores, a Imagerie implementou uma série de alterações ao funcionamento normal das suas oficinas, tais como:
- redução do número máximo de participantes para 4;
- promoção do distanciamento físico entre participantes;
- uso obrigatório de máscara;
- disponibilização de álcool-gel e de instalações para a lavagem adequada das mãos;
- desinfeção regular das superfícies mais manuseadas;
- fim dos lanches e almoços em conjunto na copa.
Inscrições:, no site da Imagerie.

Atualmente a fazer o caminho de formação na fotografia. Saída da Biologia direitinha para aquilo que me faz acordar feliz de manhã: imaginar como fica o que está lá fora se for guardado numa imagem. O convite para contribuir para o EFE chegou na altura certa e é, sem qualquer dúvida, algo que quero aproveitar intensamente. Vamos EFE! :)