A Ler
Oficina de Fotografia Analógica

Oficina de Fotografia Analógica

ALTERNATIVE DREAMS – OFICINA DE PROCESSOS ALTERNATIVOS

Formação personalizada para um ou dois participantes
Duração: carga horária e horário a combinar com o(s) participante(s);
Preço: varia consoante a carga horária;

Toda a química fotográfica é fornecida pela Imagerie, os participantes deverão adquirir os filmes e o papel fotográfico a preto e branco.

Aberto ao público em geral, a partir dos 16 anos.

Formadores: Imagerie – Casa de Imagens / Magda Fernandes e José Domingos
Local: Imagerie – Casa de Imagens na Rua 2 da Matinha, Lote A, 5 D, 1950-073 LISBOA

Informações adicionais: no site da Imagerie

O reencontro com a fotografia analógica nos dias de hoje é uma descoberta que pode ir muito mais além da nostalgia, e do que significava fotografar antes das câmaras digitais. A fotografia analógica permite-nos explorar possibilidades visuais extraordinárias, e as suas aparentes limitações são na realidade uma vastidão quase infinita de novas possibilidades.

Nesta oficina abordam-se de forma mais ou menos simultânea três vetores básicos do fluxo de trabalho em fotografia analógica:

Ver Também


1. o trabalho com a câmara fotográfica

O trabalho com a câmara fotográfica será adaptado aos conhecimentos prévios e aos objetivos de aprendizagem dos participantes. Dar-se-á a possibilidade aos participantes de experimentarem trabalhar com câmaras com características diversas, de forma a explorarem plasticidades diferentes. O trabalho com a câmara poderá também ser guiado por exercícios criativos simples a desenvolver durante a oficina. Este tópico pontuará todo o trabalho a desenvolver durante a
oficina.

2. técnicas de revelação de película

Os participantes serão convidados a experimentar diversos tipos de rolos e de revelações convencionais e/ou alternativas. O trabalho que realizarão pessoalmente na oficina será de revelação de filmes a preto e branco, sendo que poderão explorar técnicas e procedimentos diversos. Este módulo pontuará também toda a oficina, sendo que os participantes poderão revelar os seus rolos a preto e branco em qualquer aula.

3. impressão a preto e branco

Serão abordadas as técnicas essenciais de impressão de fotografias a preto e branco, desde a realização de provas de contacto, a gestão do contraste, a edição localizada, diversos tipos de papéis e outras técnicas mais ou menos alternativas de impressão em laboratório de preto e
branco.

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

© 2020 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA.

Ir para o topo