PARADISE FOUND
Data(s): 1 a 12 de dezembro de 2020 (detalhes sobre os horários e calendário no site da Imagerie)
Exposição: janeiro de 2021
Preço: EUR 50,00 // Máx. de participantes: 4
Local: Imagerie – Casa de Imagens na Rua 2 da Matinha, Lote A, 5 D, 1950-073 LISBOA
Informações adicionais: no site da Imagerie

“Paradise Found” é um projeto que pretende refletir sobre a sustentabilidade das práticas artísticas contemporâneas, especialmente da fotografia, através da exploração plástica dos espaços verdes urbanos – parques e jardins de acesso público – abordando áreas como a sua história e a sua importância, tanto sócio-cultural como ecológica e política, nos dias de hoje. A criação de projetos interdisciplinares que articulem arte e ciência são essenciais para uma prática artística adaptada ao contexto contemporâneo, pensando conceptualmente, mas também na prática, os projetos e as suas implicações na comunidade e no território, de forma sistémica.
Com este projeto pretende-se criar uma obra visual que reflita sobre estes aspetos ao mesmo tempo que se exploram formas de criação fotográfica focadas na sustentabilidade e baseadas em inúmeros processos de impressão e captação fotográficos experimentais e alternativos, alguns dos quais recorrem às propriedades fotossensíveis das próprias plantas, explorando-se também questões como a manipulação da matéria e a permanência da imagem.
O resultado será uma exposição coletiva de vários projetos criados numa oficina que se desenvolverá entre um primeiro período de contacto, pesquisa de conteúdos e delineamento de projetos através de plataformas virtuais, e um segundo período de trabalho no atelier Imagerie – Casa de Imagens e nos parques e jardins selecionados, dedicado à experimentação e concretização dos diversos projetos. Os resultados desta oficina serão expostos na galeria da 5D_CreativeHub.

O EFE convidou, a vontade de contribuir e ajudar motivou. Cá estou! Nos tempos mais ou menos livres em que a família me “deixa” brincar a estas coisas de e-zines e blogs, cá estarei para dar o meu contributo ao EFE.