A Ler
“Aleixo” – Novo photobook de David Gonçalves

“Aleixo” – Novo photobook de David Gonçalves

David Gonçalves, cuja última menção que lhe dedicámos foi a propósito de uma formação em Fotografia Documental e Fotojornalismo em Portugal – ali já nos tempos de pandemia – chega agora com um novo fotolivro (ou photobook, se preferirem) dedicado ao Bairro do Aleixo, o mais estigmatizado bairro habitacional da cidade do Porto e cuja primeira das cinco torres foi inaugurada a 13 de abril de 1974.  Há cerca de 9 anos, 9 dias antes do Natal de 2011, a Câmara Municipal do Porto, chefiada pelo executivo de Rui Rio, deu então início ao processo de demolição do bairro com a implosão da denominada, torre 5.

"Aleixo" de ©David Gonçalves

Nas palavras do autor: “O principal argumento do executivo da Câmara foi o tráfico de drogas. No âmbito de um projeto político especial de investimento público-privado, a Câmara Municipal do Porto entrega o terreno ao Fundo Imobiliário Invesurb para construção de habitação de luxo. O longo processo deixou o bairro oprimido em um inferno visível de putrescência viva, exposto aos olhos de todos. Com o bairro condenado ao fim, as torres se degradam, os elevadores danificados, os moradores testemunham há anos a demissão compulsiva do estado. “Aleixo” é a história de um bairro condenado, de famílias abandonadas à própria sorte, numa luta contra os poderes do concelho, as autoridades policiais e a especulação imobiliária.”

Aleixo”, de David Gonçalves, é o retrato dos últimos dias de um dos bairros mais históricos do Porto.

Ver Também


O fotolivro tem um custo de EUR 20,00 + portes (EUR 5,00 para Portugal.) Atenção para o facto de até ao próximo dia 28 de outubro, existir uma oferta de um exemplar de “Umbra” na compra de um exemplar do “Aleixo“. Toda a informação e formulário de comprar no site do autor.

© 2020 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA.

Ir para o topo