A Ler
Canon EOS R5 – Especificações anunciadas pela Canon

Canon EOS R5 – Especificações anunciadas pela Canon

Canon EOS R5 - Imagens da nova câmera da Canon
Canon EOS R5 - Imagens da nova câmera da Canon

Em tempos de pandemia qualquer notícia que diga respeito a novidades tecnológicas tem particular impacto, mais se falarmos da Canon EOS R5 que, mesmo fora destes tempos tão… singulares, despertava já tanto interesse numa comunidade que tantas vezes vive apenas da ansiedade quase doentia “do próximo equipamento”.

Durante o dia de ontem, mais concretamente por volta da hora de jantar aqui em Portugal, começaram a chover notificações e mensagens que davam conta da “boa nova”; a Canon R5 tinha anunciado, numa conferência de imprensa virtual (disponível no Youtube), especificações que aparentemente fizeram crescer água na boca de muitos futuros ex-proprietários de outros modelos.

Se logo numa fase inicial da c.i. tinha surgido o anúncio da nova EOS C300 Mark III, claramente dedicada a um público um bocadinho diferente do que temos aqui pelo EFE, as especificações da nova Canon EOS R5, uma full-frame mirrorless que promete abanar o mercado, quanto mais não seja pela vontade que temos de ver alguma coisa a abanar para lá das folhas de árvore nas ruas desertas, conseguiu encher as caixas de comentários da grande maioria dos sites especializados em fotografia. E se cremos ser de importância significativa para o segmento da fotografia o lançamento de um equipamento como a R5, as novidades são, claramente, mais para o segmento do vídeo do que para os amantes dos fotogramas que não se definem pela velocidade.

Assim sendo, sem grandes delongas adicionais, listamos abaixo as novidades que tanto artigo geraram durante o dia de ontem:

  • Vídeo 8K (interno) RAW a 29.97 fps (30fps);
  • Vídeo 8K (interno) até 29.97 fps (30fps) em 4:2:2 10-bit Canon Log (H.265) /4:2:2 10-bit HDR PQ (H.265);
  • Vídeo 4K (interno) até 119.88 fps (120fps) in 4:2:2 10-bit Canon Log (H.265) /4:2:2 10-bit HDR PQ (H.265);
  • Vídeo 4K (externo) até 59.94 fps (60fps);
  • Vídeo 8K e 4K sem corte, i.e., em toda a largura do sensor;
  • Sistema de AF Dual Pixel disponível para os modos de 4K e 8K;
  • Slot para dois cartões: 1x CFexpress e 1x SD UHS-II.

Já era sabido, mas é na verdade aquilo que de mais inovador carrega (no que a equipamentos Canon diz respeito), a EOS R5 incluirá o primeiro sistema IBIS de 5 eixos desenvolvido pela Canon que funcionará em comunhão com o (esse já bem mais comprovado) sistema de estabilização óptico integrado nas objectivas.

Ver Também


A conferência de imprensa está disponível no Youtube, um resumo das especificações anunciadas, pode ser visto a partir deste ponto no vídeo.

Canon EOS R5 - Imagens da nova câmera da Canon

Aguardemos mais novidades, sobretudo relativamente ao preço que, imagino eu, deverá ser também digno de muitos comentários.

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

© 2020 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA.

Ir para o topo