A Canon tomou de assalto praticamente todas as publicações dedicadas à fotografia e, em particular, aquelas que se debruçam sobre as questões do equipamento. Tem sido assunto muito mencionado, mas até há 7 ou 8 horas apenas mais um rumor. O lançamento de uma nova mirrorless full-frame que viesse ocupar o lugar cimeiro deste segmento, dentro da oferta da Canon aguardava, há demasiado tempo, conclusões.
Com o topo da pirâmide de todo o ecossistema de câmeras entregue à Canon 1Dx Mark III (claro está, DSLR) é agora a hora de renovar o primeiro dos últimos. A Canon confirmou apenas há algumas horas, em comunicado, que vamos mesmo ter o desenvolvimento de uma EOS R5.

Contudo, da data de lançamento nada se ficou a conhecer e das especificações apenas as grandes buzzwords foram anunciadas, sendo que a mais badalada de todas é sem dúvida a estabilização integrada (IBIS). Adiciona-se o facto de vir a possuir um sensor CMOS desenvolvido especialmente para a R5, gravação vídeo 8K e 12 pfs para obturador mecânico (20 fps para obturador electrónico).
Certamente muito mais ficará a ser conhecido nos próximos dias, sendo óbvio que os fabricantes esticam ao máximo o assunto, tentando ocupar o maior número de linhas nas publicações especializadas. Linhas são vendas!

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.