A Ler
Rumores acerca da sucessora da Canon EOS R, apontam 75MP e IBIS

Rumores acerca da sucessora da Canon EOS R, apontam 75MP e IBIS

A passada semana foi povoada por uma enorme quantidade de notícias relacionadas com o anúncio de uma mirrorless full-frame da Canon que fosse sinónimo de um passo evolutivo na linha da EOS R (e RP). Abordaram-se questões que na verdade são mais acessórias do que essenciais, como a questão do sensor de 75MP, mas tocou-se, inevitavelmente, num tema que recorrentemente é trazido à colação quando se fala de “inovações tecnológicas” implementadas pela Canon nos seus lançamentos.

Canon EOS R - Corpo de magnésio

Ora, uma maiores “comichões” relativamente às mirrorless Canon, EOS R e EOS RP – além do single slot para cartões e o corte no do vídeo 4K – é a insistente “desistência” do sistema de estabilização de imagem integrada no corpo (IBIS). A resposta da Canon foi sempre uma de duas possíveis: a mais oficial, era que a tecnologia IBIS não estaria ainda num estádio de desenvolvimento em que a empresa visse como maduro o suficiente para a sua implementação. A segunda, oficiosa, foi muitas vezes colada ao argumento de que as objectivas desenvolvidas pelo fabricante já possuíam sistemas de estabilização suficientes para as exigências do consumidor a este nível. Ainda assim, a marca foi deixando saber que mais tarde ou mais cedo, o sistema chegaria à linha R da Canon. Percebe-se hoje que afinal era “mais tarde do que cedo”.

Canon 1Dx Mark III

Os rumores das últimas duas semanas apontaram essa possível implementação numa 1DX futura, não necessariamente na Mark III, mas, parece agora que se os novos rumores se revelarem como verdades, um sistema IBIS poderá mesmo estar presente na próxima versão da EOS R, a, para já, cognominada “EOS Rs”.

Sejam quais forem os planos da Canon, algum tempo antes do CP+, que terá lugar também no Japão, a 27 de fevereiro de 2020,  ou, o mais tardar, a tempo de gerar muita excitação antes do Photokina 2020, já deveremos ter informações muito mais definitivas.

ADENDA(S)

9/DEZ 17:40

Ver Também


Depois de publicarmos a notícia acima, o site Canon Rumors deu nota de o facto da Canon planear lançar, não uma, mas duas novas câmeras mirrorless full-frame no primeiro semestre de 2020. A Canon EOS Rs de ultra-resolução que mencionámos na notícia, e a EOS R Mark II a segunda iteração que, também segundo aquele site, já se encontra em testes com um pequeno grupo de profissionais seleccionados pela marca nipónica.

A Canon EOS R Mark II deverá ser lançada durante o Photokina 2020 justificando as declarações oficiais proferidas a semana passada e que mostravam a que empresa “está ansiosa para introduzir novos produtos e produtos conceptuais na Photokina 2020, contribuindo assim para o sucesso do sector“. Por seu turno, a Canon EOS Rs deverá ver a luz do dia ainda em fevereiro próximo. Relativamente ao tema “IBIS”, nada a acrescentar… para já!

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado

© 2019 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA. ALL RIGHTS RESERVED.

Ir para o topo