A Canon divulgou os seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2019, e parece que as vendas do segmento de Imaging Business, no qual se incluem as câmeras digitais, caíram 13,9%, sendo que o lucro geral caiu uns estrondosos 56,8% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado!

Estes números podem ser considerados bastante negativos, mas, apesar do impacto inicial do anúncio, não se pode dizer que seja uma surpresa das maiores. Na verdade está de acordo com alguns relatórios anteriores da CIPA e da indústria em geral.
O relatório informa ainda que: “Na Unidade de Negócios de Sistemas de Imagem, as vendas unitárias de câmeras digitais de lente intercambiável diminuíram em comparação com o mesmo período do ano anterior devido à contínua contração do mercado, centrada nos modelos de primeira linha. No entanto, as vendas unitárias de câmeras mirrorless aumentaram, devido à forte procura de novos modelos equipados com sensores full-frame lançados no segundo semestre do ano anterior, bem como à forte procura de modelos com preços acessíveis…”.
O documento, em toda a sua extensão, pode ser descarregado no site da Canon.

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.