Koudelka Shooting the Holy Land
Após quatro anos de “viagem” pelos principais festivais de cinema e fotografia do planeta, o aclamado documentário do realizador (e também fotógrafo) Gilad Baram, “Koudelka Shooting Holy Land“, fica finalmente disponível em DVD e stream ainda este mês.
O filme “segue” Josef Koudelka, fotógrafo checo da Magnum, nas suas viagens por Israel e pela Palestina, quarenta anos depois de ter documentado a invasão soviética de Praga (1968).

“Ao ver pela primeira vez o muro de nove metros de altura construído por Israel na Cisjordânia, Koudelka fica profundamente abalado e embarca em um projeto de quatro anos na região que o confrontará mais uma vez com a dura realidade da violência e do conflito.” Via koudelka-film.com
Se bem estão lembrados, tivemos em Portugal um screening do filme a 17 de junho deste ano (2019), organizado por os recém-chegados (Gaëlle Boucand, Pierre Carniaux e Thibault Solinhac).
Este lançamento inclui mais de uma hora de material inédito, incluindo entrevistas com Koudelka no seu estúdio em Paris e ainda uma entrevista com Baram.

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.