A Leica S3, a tão antecipada médio formato da icónica marca de Wetzlar, foi finalmente lançada de forma oficial e em comunicado à imprensa.

Originalmente desvendada na edição de 2018 da Photokina, a câmera em questão tem ocupado o imaginário do amantes do médio formato, um pouco por todo o mundo. Resistindo à claríssima tendência das novas câmeras de médio formato que seguem a “força” do mirrorless, a Leica mantém-se fiel ao projecto DSLR, mantendo também (ou por consequência) a compatibilidade com sua linha S-System para as objectivas. Contudo, a S3 não são apenas “reafirmações do mesmo”, a S3 ostenta um novo sensor, recursos de vídeo aprimorados e conectividade sem fios, ou pouco à semelhança da linha que segue nas suas rangefinders (M mount).

Logicamente, a actualização mais marcante que a S3 oferece é a inclusão de um novo sensor CMOS de 64MP, com um pixel pitch de 4.6µm e 15 stops de gama dinâmica. Apresenta as mesmas dimensões do “Leica ProFormat” (30x45mm) das câmeras S anteriores, mas a resolução aumentada deverá ajudar a colher ainda melhores resultados em conjunto com o, praticamente irrepreensível, sistema de objectivas disponível. O novo sensor apresenta ainda alguma expansão em termos de amplificação de sinal (chamemos-lhe sensibilidade), para valores ISO 100 a 50000.

Listamos de seguida alguns dos detalhes da nova Leica S3:
- Sensor CMOS de 64MP de 30x45mm;
- DCI 4K e vídeo full HD; Cor 4: 2: 2;
- ISO 100-50000;
- Captura até 3 fps;
- Visor óptico de pentaprisma, 0,87x-Mag;
- Ecossistema de 16 objectivas (S) que variam entre as d.f. de 24mm e 180 mm;
- Preço nos EUA: $18995.00 (qualquer coisa como 16768,00 EUR);
- Data de chegada ao mercado (EUA): março de 2020.
O preço para o mercado nacional ainda não é, muito naturalmente, conhecido, mas não se esperam surpresas. Uma Leica não é para todos os bolsos, uma Leica médio formato, restringe ainda mais os bolsos de que podemos falar.

Caso tenha curiosidade e como de costume, poderá analisar algumas imagens de amostra produzidas com a Leica S3, disponibilizadas no site da Leica. No Red Dot Forum, poderá ter acesso a mais informações, assim como a imagens de amostra suplementares. Por último, poderá ainda descarregar um PDF com todas as especificações do novo monstro produzido pela Leica.

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.