A Ler
Leica S3 – A médio formato de 64MP e vídeo 4K

Leica S3 – A médio formato de 64MP e vídeo 4K

Leica S3 médio formato

A Leica S3, a tão antecipada médio formato da icónica marca de Wetzlar, foi finalmente lançada de forma oficial e em comunicado à imprensa.

Vista frontal da Leica S3 médio formato (DSLR), 64MP
Leica S3 médio formato (DSLR), 64MP, p.p. de 4.6µm, vídeo 4K

Originalmente desvendada na edição de 2018 da Photokina, a câmera em questão tem ocupado o imaginário do amantes do médio formato, um pouco por todo o mundo. Resistindo à claríssima tendência das novas câmeras de médio formato que seguem a “força” do mirrorless, a Leica mantém-se fiel ao projecto DSLR, mantendo também (ou por consequência) a compatibilidade com sua linha S-System para as objectivas. Contudo, a S3 não são apenas “reafirmações do mesmo”, a S3 ostenta um novo sensor, recursos de vídeo aprimorados e conectividade sem fios, ou pouco à semelhança da linha que segue nas suas rangefinders (M mount).

Sensor da Leica S3 médio formato de 64MP
Sensor CMOS da Leica S3, 64MP, 4.6µm p.p

Logicamente, a actualização mais marcante que a S3 oferece é a inclusão de um novo sensor CMOS de 64MP, com um pixel pitch de 4.6µm e 15 stops de gama dinâmica. Apresenta as mesmas dimensões do “Leica ProFormat” (30x45mm) das câmeras S anteriores, mas a resolução aumentada deverá ajudar a colher ainda melhores resultados em conjunto com o, praticamente irrepreensível, sistema de objectivas disponível. O novo sensor apresenta ainda alguma expansão em termos de amplificação de sinal (chamemos-lhe sensibilidade), para valores ISO 100 a 50000.

Leica S3 médio formato com cage para vídeo
Leica S3 médio formato

Listamos de seguida alguns dos detalhes da nova Leica S3:

Ver Também


  • Sensor CMOS de 64MP de 30x45mm;
  • DCI 4K e vídeo full HD; Cor 4: 2: 2;
  • ISO 100-50000;
  • Captura até 3 fps;
  • Visor óptico de pentaprisma, 0,87x-Mag;
  • Ecossistema de 16 objectivas (S) que variam entre as d.f. de 24mm e 180 mm;
  • Preço nos EUA: $18995.00 (qualquer coisa como 16768,00 EUR);
  • Data de chegada ao mercado (EUA): março de 2020.

O preço para o mercado nacional ainda não é, muito naturalmente, conhecido, mas não se esperam surpresas. Uma Leica não é para todos os bolsos, uma Leica médio formato, restringe ainda mais os bolsos de que podemos falar.

Ecossistema de objectivas do Sistema S da Leica
Ecossistema de objectivas do Sistema S da Leica

Caso tenha curiosidade e como de costume, poderá analisar algumas imagens de amostra produzidas com a Leica S3, disponibilizadas no site da Leica. No Red Dot Forum, poderá ter acesso a mais informações, assim como a imagens de amostra suplementares. Por último, poderá ainda descarregar um PDF com todas as especificações do novo monstro produzido pela Leica.

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado

© 2019 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA. ALL RIGHTS RESERVED.

Ir para o topo