A Ler
Paris Musées disponibiliza mais de 62000 fotografias online

Paris Musées disponibiliza mais de 62000 fotografias online

Portrait de François Bullier (1796-1869), propriétaire du bal Bullier // Daguerreótipo por Alexandre Pierre Bertrand (ca. 1855)

Mais boas notícias para os amantes da fotografia e em particular para aqueles que gostam de descobrir o passado da paixão que vivem no presente!

A Paris Musées, a instituição pública francesa que administra os museus de Paris, lançou muito recentemente (8 de janeiro) um novo portal de colecções que oferece a todos os interessados, o acesso a mais de 150000 (leu bem, “cento e cinquenta mil”) reproduções digitais de alta resolução de obras de arte e de fotografias, clássicas, mas não só.

Naquilo que mais nos interessa, pelo menos no que ao teor do conteúdo do EFE concerne, a colecção colocada online contém em si um segmento dedicado à fotografia com mais de 62.000 digitalizações, das quais mais de 31000 são de alta resolução e sem direitos reservados. O portal garante desta forma acesso a imagens fotográficas produzidas por nomes como Atget , Appert, Blancard, Henrard, Aigner, Cardon, Nadar, entre muitos outros, incluíndo anónimos e trabalhos produzidos por associações.

Ver Também


"Etablissements Zigler, 25 rue des Blancs-Manteaux, 4ème arrondissement, Paris" // Produzida em 1917 por Eugène Atget
"Quai des Orfèvres, 1er arrondissement, 25 août 1870." // Pierre, Emonts ou Emonds em 1870

Como um elevado número de fotografias se encontram sob uma licença CC0, qualquer pessoa pode fazer o download de cópias de alta resolução das imagens. O ficheiro .zip contém ainda outros ficheiros relativos a cada imagem, incluíndo, em alguns casos, imagem das molduras originais, entre outras curiosidades e pérolas. Cada imagem inclui também informação detalhada relativa ao local onde foi produzida, data, museu onde está localizada, materiais, técnicas, etc. O portal disponibiliza também imagens protegidas por direitos de autor, mas nestes casos a indicação da licença CC0 não está presente (ver imagem abaixo) e o ficheiro disponibilizado é de baixa resolução.

Imagem sem direitos reservados ao abrigo da licença de utilização CC0

O link, caso o tenha perdido ali em cima, é este!

Ver Comentários (0)

Deixe uma resposta

© 2019 EFECETERA - O "EFE" É DE FOTOGRAFIA. ALL RIGHTS RESERVED.

Ir para o topo