
Mais boas notícias para os amantes da fotografia e em particular para aqueles que gostam de descobrir o passado da paixão que vivem no presente!
A Paris Musées, a instituição pública francesa que administra os museus de Paris, lançou muito recentemente (8 de janeiro) um novo portal de colecções que oferece a todos os interessados, o acesso a mais de 150000 (leu bem, “cento e cinquenta mil”) reproduções digitais de alta resolução de obras de arte e de fotografias, clássicas, mas não só.
Naquilo que mais nos interessa, pelo menos no que ao teor do conteúdo do EFE concerne, a colecção colocada online contém em si um segmento dedicado à fotografia com mais de 62.000 digitalizações, das quais mais de 31000 são de alta resolução e sem direitos reservados. O portal garante desta forma acesso a imagens fotográficas produzidas por nomes como Atget , Appert, Blancard, Henrard, Aigner, Cardon, Nadar, entre muitos outros, incluíndo anónimos e trabalhos produzidos por associações.


Como um elevado número de fotografias se encontram sob uma licença CC0, qualquer pessoa pode fazer o download de cópias de alta resolução das imagens. O ficheiro .zip contém ainda outros ficheiros relativos a cada imagem, incluíndo, em alguns casos, imagem das molduras originais, entre outras curiosidades e pérolas. Cada imagem inclui também informação detalhada relativa ao local onde foi produzida, data, museu onde está localizada, materiais, técnicas, etc. O portal disponibiliza também imagens protegidas por direitos de autor, mas nestes casos a indicação da licença CC0 não está presente (ver imagem abaixo) e o ficheiro disponibilizado é de baixa resolução.

O link, caso o tenha perdido ali em cima, é este!

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.