As notícias que têm anunciado o desenvolvimento de uma nova full-frame da Sigma assente no Foveon apresentam, afinal, um misto de verdade e de precipitação. Chamam-lhe, alguns, “whishful thinking” desmesurado! Seja o que for, o desenvolvimento encontrou reveses consideráveis e a câmera, segundo a Sigma, não deverá “aterrar” antes do final de 2020.
Numa comunicação ao público, Kazuto Yamaki (CEO Sigma) pediu desculpa pelo atraso e afirma que esta decisão surgiu após “cuidadosos e rigorosos testes”. Nenhuma nova data de lançamento foi anunciada, e Yamaki afirmou mesmo que a Sigma resolveu recomeçar todo o projecto numa “folha limpa”, zerando, ou quase, todos os avanços anteriormente anunciados.

O projecto Foveon da nova full-frame Sigma, relembramos, foi anunciado pela primeira vez CP+ de 2018, há praticamente 2 anos. Nessa altura a Sigma teve a audácia de anunciar a nova câmera para 2020, tendo agora a coragem de afirmar o contrário. Como principais obstáculos ao desenvolvimento do novo equipamento estão questões associadas ao desempenho do sensor, em pontos específicos como as boas prestações a valores ISO elevados e gradação de cores.

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.