O ser humano é um animal realmente complicado! Não pode ver um bichinho fofinho (mesmo que seja um animal selvagem) que quer logo agarrá-lo e tirar uma selfie com ele. Um bocado à semelhança do que vemos o Presidente Marcelo a fazer diariamente com incautos transeuntes. Muitos de nós, felizmente, já sabemos que isso não é bom para eles, mas cada vez mais turistas na Costa Rica parecem ignorar esse facto e pegam nos animais como se fossem apenas mais um adereço de Instagram.
Por esta razão e devido ao aumento do número de selfies que as pessoas tiram com animais selvagens, o Instituto Costarricence de Turismo deu início a uma campanha que visa impedir tal comportamento. Não se trata apenas de apontar como problema o pegar animais selvagens como as preguiças (ainda que sejam realmente fofinhas) e com isso alterar o seu comportamento natural. Trata-se sobretudo de entender que a estreita interação entre humanos e animais pode levar à transmissão de doenças. Trata-se igualmente de fazer entender que, apesar de “fofinhos”, nem todos os animais estão dispostos a aturar o comportamento “selvagem” de tantos humanos que por aí andam. Ainda esta semana tivemos notícia de um fotógrafo que foi morto pelo simples facto de ter exagerado na proximidade a uma manada de elefantes.
A campanha Costa-riquena recebeu o nome de #stopanimalselfies e visa não apenas proteger os animais, como também pretende educar os turistas no sentido de os sensibilizar para a necessidade de evitar comportamentos desta natureza.
Segundo a CNN Travel, fonte primária desta notícia, cerca de 1,7 milhões de pessoas visitam a Costa Rica todos os anos, sendo que a maioria dos visitantes chegam dos EUA e do Canadá, razão pela qual a hashtag da campanha faz uso do inglês.

Atualmente a fazer o caminho de formação na fotografia. Saída da Biologia direitinha para aquilo que me faz acordar feliz de manhã: imaginar como fica o que está lá fora se for guardado numa imagem. O convite para contribuir para o EFE chegou na altura certa e é, sem qualquer dúvida, algo que quero aproveitar intensamente. Vamos EFE! :)