Esta pequena rubrica pretende ser um pequeno bloco de apontamentos das notícias e recursos de relativo relevo que não possuam “corpo” suficiente para um post próprio. Todas as semanas, caso o conteúdo o justifique, publicaremos uma pequena lista de ligações que sirvam o propósito de resumir a “semana fotográfica”. Tem uma notícia que acha que pode ser relevante? Envie-nos um email para info@efecetera.com
DESTAQUE DA SEMANA
FERNANDO LEMOS

“Pintor, escultor, designer e poeta. Iniciou a sua actividade artística ligado ao Movimento Surrealista no início da década de 50, altura em que se dedicou de forma mais consistente à fotografia, tendo exposto pela primeira vez na Casa Jalco (1952), em Lisboa, conjuntamente com Marcelino Vespeira e Fernando Azevedo. Em 1953, na Galeria de Março, em Lisboa, expôs individualmente o seu trabalho fotográfico na mostra Fotografia de Várias Coisas. A sua obra fotográfica foi praticamente produzida no espaço de sete anos, entre 1946 e 1952, enquadrada na estética e no léxico fotográfico surrealista, utilizando temas e técnicas próprias daquele movimento, como a sobreposição, a dupla exposição, manipulação do negativo, solarização, entre outros. O conjunto da sua obra fotográfica além da vertente de exploração surrealista engloba já manifestações de sentido abstractizante, e constitui uma incursão única da prática fotográfica no contexto do Surrealismo português, não só enquanto estética, mas também enquanto movimento com o propósito ideológico de subversão do gosto e dos padrões académicos burgueses. Em 1953, decepcionado com a situação cultural e política do país, parte para o exílio no Brasil onde fixou residência até hoje. Abandona então qualquer prática fotográfica dedicando-se exclusivamente à pintura, ilustração, tapeçaria e design de pavilhões para eventos culturais. Participou em diversas Bienais de São Paulo. Em 1994 foi realizada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian uma importante exposição retrospectiva da sua obra fotográfica. Está representado em diversas colecções nacionais e internacionais e tem realizado regularmente exposições individuais e colectivas.”
por Emília Tavares in MNACC.
- Morreu Fernando Lemos, o artista completo (Obs / JN / DN);
- Entrevista a Fernando Lemos por Luís Almeida D’Eça (maio 2019);
- Fernando Lemos no estendal – As ampliações de fotografia inéditas (P2 / Sérgio B. Gomes);
- “A criatividade é uma grande cura, uma farmácia”: entrevista a um mito (Fernando Lemos 1926-2019) no Expresso por Alexandra Carita.
ESTA SEMANA NA FOTOGRAFIA
- 6 câmeras que revolucionaram a fotografia (DT);
- Flickr parece estar – ainda outra vez – em sarilhos (GM);
- The New Yorker – As Melhores Fotografias de 2019 (TNY);
- Nikon desbloqueia vídeo a 4K… por um preço (PDN);
- ML Super Resolution no Pixelmator é coisa de CSI Miami (Pixelmator);
- A Poesia da Prisão por Morgan Hornsby (NPR);
- 2019 foi um grande ano para a fotografia analógica (FS);
- Os SD Cards ainda vão andar por cá muito tempo (PP);
- Kodak Ektachrome em 120 e em folha. O que isso significa para a fotografia analógica (JCH)
Tem uma notícia que acha que pode ser relevante? Envie-nos um email para info@efecetera.com

Atualmente a fazer o caminho de formação na fotografia. Saída da Biologia direitinha para aquilo que me faz acordar feliz de manhã: imaginar como fica o que está lá fora se for guardado numa imagem. O convite para contribuir para o EFE chegou na altura certa e é, sem qualquer dúvida, algo que quero aproveitar intensamente. Vamos EFE! :)