Esta pequena rubrica pretende ser um pequeno bloco de apontamentos das notícias e recursos de relativo relevo que não possuam “corpo” suficiente para um post próprio. Todas as semanas, caso o conteúdo o justifique, publicaremos uma pequena lista de ligações que sirvam o propósito de resumir a “semana fotográfica”. Tem uma notícia que acha que pode ser relevante? Envie-nos um email para contrib@efecetera.com
Muito brevemente haverá ainda mais uma nova e poderosa ferramenta de seleção, agora de objectos (baseada em IA) a estar disponível no Adobe Photoshop. Promete revolucionar o painel de ferramentas de selecção. Abaixo um pequeno vídeo com a demonstração da ferramenta.
Se há coisas que correm bem, há outras que exibem uma dose de amadorismo que se perdoam num blog como este, mas difíceis de engolir quando falamos de um lançamento de produto a nível global. A Adobe gerou e ajudou a gerar um considerável hype em torno do lançamento de um Photoshop “completo” para iPad. A app foi oficialmente tornada pública durante esta semana e a verdade é que ficou muito aquém das expectativas, mesmo das mais conservadoras.
A quantidade de avaliações negativas é muito significativa e 2.1 em 5 para quase 600 avaliações é algo a ter em conta por parte da Adobe. A sensação, mais ou menos generalizada, é que o produto não se apresenta num estado de desenvolvimento adequado para um lançamento.

Abaixo um vídeo de descasca absoluta no mais recente produto da Adobe.
Trata-se de um pequeno mas interessante artigo publicado no PetaPixel e que aborda um dos assuntos mais importantes na utilização do Lightroom: gestão de catálogos. Tantas vezes esquecida por amadores e profissionais, uma correcta gestão de catálogos significa uma melhoria significativa no desempenho presente e futuro. Não aborda a totalidade das questões de relevo, nem poderia, mas é um bom ponto de partida para quem descurado este aspecto.

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.