Mary Ellen Mark (20/MAR 1940 – 25/MAI de 2015), fotógrafa norte-americana, ficou famosa pela seu trabalho no fotojornalismo, fotografia documental, retrato e fotografia publicitária. Mary Ellen Mark fotografou pessoas que estavam afastadas do aspecto mais convencional da sociedade, até um pouco à sua margem, numa posição certamente mais interessante, mas muitas vezes problemática.
O seu trabalho foi exibido em galerias e museus um pouco por todo o mundo e amplamente divulgado através de publicações como a Life, Rolling Stone, The New Yorker, New York Times e Vanity Fair. Foi membro da Magnum Photos entre 1977 e 1981.
Neste vídeo, publicado pela Leica ainda em 2013, Mary Ellen Mark descreve o processo de captura de algumas das suas fotografias mais marcantes.

Atualmente a fazer o caminho de formação na fotografia. Saída da Biologia direitinha para aquilo que me faz acordar feliz de manhã: imaginar como fica o que está lá fora se for guardado numa imagem. O convite para contribuir para o EFE chegou na altura certa e é, sem qualquer dúvida, algo que quero aproveitar intensamente. Vamos EFE! :)