Em 1967, a Televisão Nacional Sueca produziu uma rara entrevista com Victor Hasselblad na sua casa. Neste vídeo, também é possível vislumbrar as instalações da fabricação da Hasselblad em Gotemburgo, na Suécia.
A Hasselblad teve um dos seus maiores impulsos de fama quando os astronautas americanos começaram câmeras da marca sueca nas missões espaciais e as fotografias dos primeiros homens na lua são “apenas” algumas das imagens mais publicadas no mundo. Tudo isto, fruto do facto de Victor Hasselblad, enquanto jovem, ter viajado pelo interior da Suécia com a intenção de fotografar pássaros, mas nunca ter obtido resultados satisfatórios. Desta necessidade, de ter melhor equipamento, nasceu um dos nomes mais importantes da história da Fotografia e uma marca que até aos dias de hoje conquista profissionais e amadores.

Ao longos dos últimos 10 anos dediquei praticamente todos os momentos livres à fotografia que, por imposição de valores mais altos, não possuo como educação formal. Químico por (de)formação, tento partilhar um pouco mais desta paixão aceitando o convite de escrever uns rabiscos aqui no EFE.